Erros cometidos ao tomar antibióticos

Aproveitando meu lado farmacêutica para dizer os erros que cometemos quando tomamos antibióticos:

680-03180857

INTERROMPER O TRATAMENTO : Um dos maiores erros que se comete quando faz tratamento com antibiótico é parar o tratamento antes do tempo, muitas pessoas param de tomar os medicamentos quando começam se sentir melhor e isso é um erro porque acabam criando resistência nas bactérias, a infecção acaba voltando e provavelmente você terá que tomar um medicamento mais forte da próxima vez.

Tome o medicamento nos horários e pelo tempo indicado pelo médico.

ESQUECER OS HORÁRIOS: Os medicamentos devem ser tomados nas horas corretas, se é de 12/12, 8/8, 6/6 deve-se calcular um horário que se adeque melhor com sua rotina para que não atrapalhe a hora do medicamento e se for uma vez por dia tente tomar sempre na mesma hora do dia, o medicamento tem uma concentração no nosso corpo que vai diminuindo conforme passa o tempo e para que essa concentração não diminua é necessário que a próxima dose seja na hora correta para que o medicamento funcione com eficácia. Se você esquecer de tomar ,tome logo que lembrar, mas se já tiver perto da próxima dose não tome, só tome a dose do horário para não ocorrer uma intoxicação.

imagesTOMAR MEDICAMENTO COM LEITE: A recomendação é que o medicamento sempre deve ser tomado com ÁGUA e que seja um copo cheio ou mais da metade para que o medicamento chegue no estômago e possa ser absorvido, desde criança tenho ouvido que deve tomar antibiótico com leite para proteger o estômago, isso é um erro, muitos antibióticos quando tomados com leite perdem parte da sua absorção comprometendo o tratamento, o cálcio presente no leite reage com o antibiótico impedindo parte de sua absorção.  Então mais uma vez vou dizer: sempre que tiver que tomar algum medicamento tire todas as dúvidas com seu médico antes.

 

TOMAR JUNTO COM REFEIÇÕES: Nesse caso já não é um erro, apenas antes de começar a fazer o tratamento se informe com o médico ou com o farmacêutico se o medicamento em questão pode ser tomado próximo das refeições, alguns medicamentos são pouco absorvidos se tomados com o estômago cheio e isso diminui a eficácia do tratamento, já outros medicamentos são aconselhados que se tome próximo das refeições, sempre pergunte ao médico como tomar o medicamento, pode também procurar o farmacêutico onde adquiriu o medicamento, essa informação também vem nas bulas dos medicamentos.

imagesCA6TIRGA TOMAR BEBIDA ALCOÓLICA DURANTE O TRATAMENTO: O álcool tem o poder de aumentar a velocidade absorção do medicamento, fazendo você ficar com uma alta concentração do mesmo no seu organismo correndo risco de intoxicação, mas também tem o poder de retardar a absorção comprometendo a eficácia do tratamento. Isso não depende do medicamento depende do quanto e como se bebe. Então o melhor é evitar bebida alcoólica durante o tratamento.

TOMAR JUNTAMENTE COM OUTROS MEDICAMENTOS: Assim como o álcool, outros medicamentos podem potencializar, retardar ou até neutralizar o efeito de outro medicamento, sem contar as reações que podem ocorrer. Então sempre que for ao médico informe todos os medicamentos que você toma e pergunte se o que ele estiver receitando tem algum interação com os que você já toma e se tiver calcule os horários para que não fiquem próximos.

imagem receita médicaTOMAR MEDICAMENTO SEM PRESCRIÇÃO: Esse erro é frequente, normalmente já temos em casa nossa farmacinha, um medicamento pra dor ou pra febre, um antibiótico que sobrou, etc, existe também aquele parente ou vizinho que teve o mesmo sintoma que você e te indica ou até te dá o medicamento que ele tomou, temos que ter muito cuidado com isso, um medicamento pra dor ou pra febre que você já esteja acostumado pode não causar problema, mas devemos procurar o médico para saber o porque desses sintomas, agora nunca devemos tomar um medicamento indicado por outro, ou começar um antibiótico que sobrou, cada organismo é diferente do outro e existem também várias doenças com sintomas parecidos, seu vizinho sentir os mesmos sintomas que você não quer dizer que você tem a mesma doença que ele, tomar um antibiótico sem saber se sua infecção é bacteriana não vai ajudar em nada só pode criar mais resistência para um futuro, um resfriado normalmente é viral, antibiótico é para infecção por bactérias e só o médico pode diagnosticar isso, além do mais no nosso corpos existem bactérias “boas” que ajudam funcionamento do organismo e você pode acabar destruindo-as abrindo as portas para outras bactérias se aproveitarem e se instalarem no seu corpo. Então por favor só tome medicamentos sob orientação médica.

Queridos, a maioria das dicas aqui se encaixa para todos os medicamentos. Como diz colega minha farmacêutica, o ideal é que não precisemos tomar medicamentos, vamos nos alimentar bem, fazer exercícios, fazer amigos, passear, se divertir. É isso aí.

Até breve e um abraço patriciônico.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Erros cometidos ao tomar antibióticos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s