Morando na Irlanda

Olá galerinha como prometi estou iniciando minhas entrevistas sobre morar no exterior, então se você pensa em morar fora ou apenas viajar de férias fique ligado.

imagesSeu nome, cidade onde mora, há quanto tempo mora: 

Meu nome é Rebeca, eu moro em Dublin (Capital da Irlanda), e estou aqui a um ano e três meses.

Quem mora com você:

Atualmente eu sou babá e moro na casa da família das crianças que eu cuido. Mas já morei com quatro brasileiros quando cheguei aqui.

Apresente a cidade que você mora: (tamanho da cidade, quantos habitantes, cidades próximas, etc.).

Dublin é a capital da Irlanda (país colonizados por Vikings que hoje faz parte da União Europeia), fica na província de Leinster, tem uma área de 114,99 km² e uma população de 524.383 habitantes aproximadamente.

545240a94caf1

Por que se mudou para essa cidade:

A Irlanda não é um país muito grande, é na capital onde as coisas acontecem. A diversidade de pessoas é muito grande em Dublin e os principais eventos ocorrem aqui. Assim que eu cheguei me apaixonei pela cidade; morei por 5 meses em Limerick (a 3º cidade mais importante do país), mas é em Dublin que tudo acontece.

Qual tipo de visto você tem:

Estudante

Como foi para tirar o visto:

Não tem muita burocracia para conseguir o visto de estudo e trabalho (meio-período) por 1 ano aqui.
Para o seu primeiro ano eles pedem que você apresente um comprovante de que você vai estudar um seguro de vida, um valor de 3mil euros demostrando que você tem como se sustentar pelos primeiros meses o valor do visto de 365 dias que custa 300 euros.

Com tudo isso em mãos, você entra em uma fila (que demora séculos), apresentado tudo pronto! Você tira uma foto e ganha uma carteirinha, ela é o seu visto de 1 ano no país.

Casa, apartamento, town home, onde mora e o que é mais comum na sua cidade:

Depende, no centro como em todo centro de cidade grande é mais comum apartamentos, mas nos bairros um pouco mais afastados as casas dominam.

Como é o transporte: 

Como a Irlanda é uma ilha aqui não tem metrô, mas tem o Luas é como se fosse um bonde que liga os principais bairros da cidade, os ônibus são pontuais e os trens são bem eficientes.

Como são as escolas: 

A maioria delas são públicas, as particulares são para pessoas muito ricas. Já a maioria das boas faculdades são pagas. O contrário do Brasil né? Sobre o ensino eu não sei muito bem, então não posso falar muito, mas parecem ser boas.

Como é o clima:

As 4 estações do ano em só um dia. Amanhece um vento de levar casa, de tarde um sol lindo de fazer qualquer passarinho cantar, de repente uma chuva torrencial e de noite aquele frio lindo de -1 com sensação de -10. O clima é bem louco, mas a maioria dos dias é fria e chuva. rs

Como é o sistema de saúde: 

Ele é pago para a maioria dos habitantes. Consultas só são gratuitas para pessoas que são realmente pobres ou desempregadas! Uma simples consulta ao clinico geral custa em média 100 euros; porém não há tributação de impostos sobre o sistema de saúde.

Qual é a indústria mais forte na cidade: 

As empresas de TI são maioria em todo país. Porém a Irlanda é um grande exportador de carne bovina e leite em toda a Europa.

Qual é o preço médio de uma casa de 3 quartos na cidade (pra comprar ou alugar):

O aluguel depende muito da região, no centro seriam uns 2mil euros, já em um lugar mais afastado uns 1.500.

Como é o custo de vida, exemplos de preços de coisas do dia a dia (leite, ovos, pão, gasolina, estacionamento, escolha alguns ou pode falar de outros também): 

O custo de vida é um dos mais caros da Europa; porém o salário mínimo é o maior em todo o continente. A cidade não é barata para o turismo, porém as oportunidades de emprego estão ficando mais aquecidas que no resto da Europa depois da crise. Mas por exemplo o café aqui custa 2,50 euros, o que em países como Espanha e Portugal custa 0,50 centavos de euros.

Como é a comunidade brasileira na cidade? 

É a terceira maior comunidade aqui na Irlanda. Está cheia de brasileiros aqui, restaurantes e festas brasileiras tem aos montes.

O que vocês fazem no final de semana, programas preferidos: 

No verão a cidade tem um monte de coisa legal, os parques ficam lindos no verão e sempre tem campeonato de windsurf e mostras de artes urbanas. Já no inverno tudo é bem cinza e nada acontece a céu aberto!
Comer, dormir e assistir filme são as programações do inverno, já no verão é aproveitar os parques e as atrações urbanas.

Prós de morar nessa cidade: 

Povo é bem receptivo, alta qualidade de vida, trânsito tranquilo, belas paisagens.

Contras de morar nessa cidade: 

Tudo fecha muito cedo e o clima é depressivo no inverno

Quer ficar ou mudar pra outro lugar, e por quê: 

Nunca achei que fosse de apenas um lugar, eu gosto de conhecer pessoas, sabores e estar sempre em contato com o diferente. Meu planejamento foi ficar 1 ano aqui e estou caminhando para o segundo ano; não tenho a pretensão de chegar ao terceiro ano. Gostaria de conhecer outro continente com uma cultura totalmente diferente da minha algum país no oriente, mas por enquanto são somente planos.

10521066_698833116819890_7336543685511072454_n

1660634_651335768236292_495141633_n

 

 

 

 

 

Obrigada querida amiga, espero um dia poder conhecer essa linda cidade.

Então é isso pessoal, continuem acompanhando que já está estou colocando outra entrevista no forno.

Até breve e um abraço Patriciônico.

 

Anúncios

9 pensamentos sobre “Morando na Irlanda

  1. Pingback: 100 posts | Patriciônico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s