Você sabe o que é IIC?

Insuficiência ou Incompetência Istmo Cervical

O que é IIC?

“Ter insuficiência (ou incompetência) istmo-cervical quer dizer que seu colo do útero é mais fraco que o normal, ou que sempre foi mais curto, e que tende a dilatar e afinar sem que haja contrações, só pelo peso do bebê. O grande problema é que a dilatação pode acontecer rápido demais e o bebê nascer muito antes do tempo, ainda no segundo trimestre, quando ainda não tem condições de sobreviver fora da barriga, com menos de 20-22 semanas. É o chamado aborto espontâneo tardio.” http://brasil.babycenter.com/a2900049/insufici%C3%AAncia-do-colo-uterino#ixzz3Jyvm2CTa

Algumas mulheres sofrem desse defeito e só vão descobrir após um ou dois abortos tardios. Após descobrirem algumas recorrem a um método chamado cerclagem.

Índice

“Cerclagem significa sutura em bolsa e foi idealizada como maneira de manter o colo fechado, impossibilitando anatomicamente sua dilatação antes do final da gravidez, evitando, assim, a prematuridade. Inicialmente indicada nas pacientes com perdas gestacionais com história de IIC e nos casos de cervicodilatação com exposição das membranas, como tentativa heróica de salvar aquela gravidez, ela parecia garantir bons resultados.” http://www.cerclagem.com.br/page_7.htm

Eu descobri o IIC, quando participei de um grupo de gestantes no facebook, havia uma integrante a Evelin que já tinha tido 4 gestações, 4 partos normais e não tinha filho ainda e estava grávida novamente, eu fiz amizade com ela e li seu depoimento que ela compartilhou em uma página no facebook sobre cerclagem. Nessa última gravidez ela havia feito a cerclagem definitiva.

Cerclagem Definitiva

“Para os casos onde outros métodos de cerclagem falharam ou de acordo com as condições do colo do útero o especialista faz a cerclagem definitiva. Para as suas pacientes, um dos maiores benefícios desta técnica é não ser necessário fazer repouso durante a gestação.” “Ela é realizada antes da mulher engravidar. Assim, o médico possui as condições adequadas para trabalhar no colo do útero, além de conseguir chegar em um ponto mais próximo ao útero (em razão de que não há uma bolsa gestacional correndo o risco de  ser “furada”). Desta forma, com essa técnica, o médico consegue deixar o colo do útero com mais de três centímetros.” http://www.cerclagem.com.br/definitiva_56.html

http://cerclagem.blogspot.com.br/2011/12/sobre-insuficiencia-istmo-cervical-e.html

O IIC é pouco divulgado e alguns médicos demoram a diagnosticar ou não sabem, buscando informações na internet existem muitos blogs ou sites, a maioria formado por pessoas que sofrem ou sofreram com o IIC.

ultrasson“No entanto, a IIC é facilmente identificada quando a mulher está grávida. Pela ultra-som, o médico acompanha o comprimento do colo do útero e verifica se o mesmo está encurtando. Em caso positivo, a IIC é detectada e realiza-se a cerclagem”

http://cerclagem.blogspot.com.br/2011/12/como-se-detecta-insuficiencia-istmo.html

Essa minha amiga recorreu a um médico chamado Dr. Ricardo Barini pelo que li ele é o pioneiro na Cerclagem definitiva, procurado por muitas mulheres com esta Insuficiência. Muito elogiado por sua humanidade, seu atendimento e sua capacidade. Essa é sua página  http://www.barini.med.br/, lá você tira muitas dúvidas sobre IIC, cerclagem e várias outras questões.

Depoimento da Evelin: O depoimento dela vou postar no próximo post.

Até breve e um abraço Patriciônico.

Fontes: http://cerclagem.blogspot.com.br/ , http://brasil.babycenter.com/ , http://www.cerclagem.com.br/, http://www.barini.med.br/ .

 

Anúncios

4 pensamentos sobre “Você sabe o que é IIC?

  1. Pingback: Depoimento da Evelin | Patriciônico

  2. Pingback: Depoimento da Evelin 2ª gestação | Patriciônico

  3. Pingback: Depoimento da Evelin 3ª gestação | Patriciônico

  4. Pingback: Depoimento da Evelin 4ª gestação | Patriciônico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s