Morando em Portugal

Continuando a nossa série de entrevistas sobre morando fora, estou trazendo hoje a entrevista com uma portuguesa chamada Sara que conheci nesse mundinho da blogosfera.

Bandeira-PT

Seu nome, cidade onde mora, há quanto tempo mora: 

Olá, chamo-me Sara e vivo num país muito pequeno chamado Portugal, mas muito grande em qualidades. Vivo aqui desde que nasci, ou seja, 18 anos.

Quem mora com você:

Vivo apenas com a minha mãe e irmã.

Apresente a cidade que você mora:

Portugal é um território pequenino que conta apenas com aproximadamente 92.000 km², incluindo duas ilhas: Açores e Madeira. Em Portugal existem cidades caracterizadas por monumentos antigos, pela história, religião, pela gastronomia e clima sobretudo. Algumas das cidades mais atrativas são Lisboa (capital), Porto, Coimbra, Braga, Algarve (atração de verão pelas diversas praias), e Aveiro! Este país, apesar de pequeno conta com cerca de 10.500.0000 habitantes! Eu vivo na cidade Leiria que tem cerca de 55 500 habitantes, é uma cidade acolhedora, acessível e calma no geral. As cidades mais próximas são Coimbra, Castelo Branco, Santarém, e Lisboa, que são as cidades, digamos, fronteiriças.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Por que se mudou para essa cidade:

Eu não me mudei, visto que sempre vivi aqui.

Casa, apartamento, town home, onde mora e o que é mais comum na sua cidade:

Vivo numa casa e na cidade de Leiria há de tudo: desde prédios/apartamentos, casas, quintas, que vão desde edifícios mais antigos até aos mais modernos, construídos mais recentemente. Na zona histórica de Leiria predominam as casas mais antigas, de pequena dimensão, porém, com o elevado crescimento de população houve a necessidade da construção de prédios e grandes superfícies, mais comércio e infra-estruturas como estradas, auto-estradas, etc.

Como é o transporte: 

Como eu vivo numa aldeia a 15km de distância do centro da cidade, os transportes públicos escasseiam e as estradas não estão no melhor estado, porém, no geral, é no centro da cidade os transportes públicos correspondem às necessidades da população, porém, um fator importante a referir: é bem caro!

Como são as escolas: 

As escolas são boas, tanto “fisicamente” como quanto às pessoas que as frequentam, desde professores excelentes e exigentes, simpáticos e dedicados, a funcionários competentes e responsáveis. Quanto aos alunos não vou falar visto que há de tudo não é verdade? Um aspeto que merece reconhecimento é as boas notas que as escolas de Leiria conseguem, médias que superam, por vezes,a  média nacional!

Como é o clima:

O clima em Portugal é, na minha opinião, irregular: temos verões muito quentes e invernos muito frios, porém também verões irregulares, com dias frios e cinzentos. Costumamos dizer que o clima aqui está sempre trocado!

Como é o sistema de saúde: 

Sinceramente não sei como hei-de caracterizar o sistema de saúde de Portugal. Penso que não é, de perto, dos melhores: temos listas de esperas para operações urgentes que demoram anos, medicamentos caros e por vezes escassos em casos raros, taxas abruptas e por vezes a incapacidade dos médicos também influencia os doentes, pelo que muitas das vezes há a necessidade de transferência de doentes de hospital para hospital, visto que nem todos conseguem responder às necessidades dos pacientes, bem como os materiais/máquinas necessárias. Quanto a prevenção de epidemias e a informação quanto a doenças é boa, acho que a população fica bem informada!

Qual é a indústria mais forte na cidade: 

Indústria não sei. Mas penso que a gastronomia e os destinos turísticos são um ponto de referência!

Qual é o preço médio de uma casa de 3 quartos na cidade (pra comprar ou alugar):

Uma casa de 3 quartos, em média, para alugar em Leiria depende imenso da acessibilidade, da localização, da arquitetura, etc, porém a partir de 300 euros já é possível alugar um apartamento. Quanto à compra, depende ainda mais, pelo que a partir de 70.000 euros já é possível comprar uma casa.

Como é o custo de vida, exemplos de preços de coisas do dia a dia (leite, ovos, pão, gasolina, estacionamento, escolha alguns ou pode falar de outros também): 

O custo de vida quanto a bens alimentares não é o mais caro. O mais caro, sem dúvida, é a eletricidade, combustível, água. Por exemplo, aqui 1L de gasolina custa acima de 1euro e 70 cêntimos!

Como é a comunidade brasileira na cidade? 

No geral, Portugal tem imensa população brasileira e  Leiria não é exceção. A meu ver a comunidade brasileira é um pouco conflituosa, quando em contacto com outras ideologias, por exemplo religiões diferentes, ou confrontos pessoais. Por outro lado acho os brasileiros sociáveis e facilmente se integram.

O que vocês fazem no final de semana, programas preferidos: 

Nos fins de semana os Portugueses (que podem) têm como hábitos fazer programas de lazer com família e/ou amigos, como piqueniques, cinema, ir até ao shopping jantar, zoo, etc. Também festas e noitadas nos bares são muito constantes. Os portugueses não passam sem uma ida ao café mais próximo, seja ao fim de semana seja no fim de um dia de trabalho.

Prós de morar nessa cidade: 

É calma, limpa, com imensos espaços verdes (não no centro, porém nos arredores), com imensos pontos de comércio, restauração, farmácias e um pouco de tudo,  é uma cidade onde os serviços não são os mais caros.

Contras de morar nessa cidade: 

Nos bairros existem diversas “etnias”, pelo que por vezes causa alguma instabilidade aos moradores.

Quer ficar ou mudar pra outro lugar, e por quê: 

Eu gostaria de mudar para imensos lugares! Gostaria de passar a minha vida a viajar e a viver em diversos países, conhecer o mais possível. Quem sabe um dia! Mas nunca irei trocar a minha Leiria por qualquer uma outra cidade. esta será sempre a minha terra-natal!

10294500_661035090611620_6649121710003453710_nObrigada Sara pela sua entrevista, Portugal é a Terra dos nossos antepassados e colonizadores, tenho esse sonho de conhecer vários lugares e espero um dia conhecer a sua Leiria.

 

Anúncios

5 pensamentos sobre “Morando em Portugal

  1. Patricia desde já muto obrigado pela oportunidade de dar a conhecer um pouquinho de Portugal, e quero também dar-lhe os parabéns pelo seu blog: sem dúvida é muito interessante, creio que muita gente o visita pela sua qualidade, muito sucesso e continue que eu vou estar cá para visitá-la 😀

    Curtido por 1 pessoa

  2. Pingback: 100 posts | Patriciônico

  3. Boa Noite,Eu gostaria de uma informação sua, brasileiras qual e o ramo de emprego mais facil pra se arrumar,ou e dificil arrumar emprego pra mulheres basileiras,gostaria de saber em q procurar.
    obrigada.

    Curtir

    • Olá, difícil responder sua pergunta, pois tenho o mesmo emprego há anos e não sei mais o que é procurar emprego. Mas vai depender da área que você procura, falando de empregos com salários mínimos acho que a maior área seria no comércio pois a maioria dos jovens quando terminam o segundo grau e querem trabalhar e pra essa área que vai. Mas nessa época que o Brasil está passando está difícil emprego em todas as áreas. Mulheres trabalham em muitas áreas, muitas são faxineiras, babás, técnicas de enfermagem (a maioria é mulher), lojistas, professoras, médicas, engenheiras, etc.Empregos que quase sempre há vagas é para áres de TI, só que nesse caso a maioria é homem.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s