Ansiedade

O significa Ansiedade?

De acordo com o Aurélio é:

1 Comoção aflitiva do espírito que receia que uma coisa suceda ou não.

2  Sofrimento de quem espera o que é certo vir; impaciência.

E o que é o ansioso? 

Ansioso é aquele que é inquieto, impaciente, angustiado, desejoso, preocupado e aflito. Ansioso é um adjetivo, que qualifica o indivíduo que tem ansiedade, que apresenta insegurança, que está com uma preocupação constante.

 Ansiedade é como a pressa e bem diferente da paciência.

Por causa da ansiedade queremos que tudo aconteça logo, e por muitas vezes isso nos atrapalha, a pressa nos impede de raciocinar, não nos deixa fazer algo com perfeição, nos tira a atenção e isso nos causa os esquecimentos.

A ansiedade nos impede de viver o hoje

No mundo de hoje praticamente todo mundo é ansioso. Nós ficamos aflitos esperando que algo aconteça em nossa vida, queremos casar, queremos viajar, queremos um emprego novo, isso é natural e é bom, mas o que não é bom, é que nossa vida seja dedicada a isso, que a gente viva em função do dia em que vamos conhecer o homem da nossa vida ou fazer a viagem dos nossos sonhos, dá a impressão que a vida só vai começar quando atingir essas metas, mas quando chegamos lá, continuamos insatisfeitos porque agora os objetivos são outros e essa ansiedade nunca acaba sempre vivendo o futuro e esquecendo o hoje e quando paramos e olhamos para trás, quanto tempo se passou e não fizemos nada, nos arrependemos de muitas coisas, mas o tempo não volta. Mas Deus sempre te dá um novo hoje e o que você vai fazer com ele?

A ansiedade nos deixa doente

Tem pessoas que ficam tão ansiosas que perdem a fome, outras que acabam comendo demais. Tanto de um lado quanto de outro não faz bem a saúde, se nos alimentamos pouco ficamos debilitados, podendo ficar anêmicos, com fraqueza e com o organismo vulnerável a várias outras doenças, se comemos demais, ficamos com excesso de peso e isso pode ocasionar diabetes, aumento do colesterol, triglicerídeos e outras taxas.

 A ansiedade é prova da falta de fé

Se ansiedade  é Comoção aflitiva do espírito que receia que uma coisa suceda ou não, isso é o que? É um medo, medo do que vai acontecer lá na frente, medo de que não se realize o que queremos, ou queremos que se realize logo, ficamos ansiosos até por algo que não queremos, mas temos que fazer, pois queremos nos livrar logo da situação.  Mas sabe por que esse medo? Por que não colocamos a nossa fé em Deus, não confiamos nele totalmente, entregamos nossa vida, mas não entregamos totalmente (como uma criança que te empresta o brinquedo, mas fica segurando). Mas a partir do momento que entregamos totalmente a vida a Deus e dependemos Dele é só descansar porque Deus sabe o que é melhor para nós.

 

Uma boa reflexão deixada por Jesus na Bíblia encontra-se em Mateus:

Mateus 6:25-34

25 Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? 

26 Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas? 

27 Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado  sua estatura? 

28 E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam; 

29 contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles.

30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? 

31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? 

32 (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. 

33 Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 

34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

Então o que falta pra colocarmos nossas vidas nas mãos de Deus?

Anúncios

2 pensamentos sobre “Ansiedade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s