Torta de banana

Olá galerinha, hoje vou trazer pra vocês a receita de torta de banana ou bolo de banana, eu sempre chamei de bolo.

Eu sempre gostei de fazer bolo, desde novinha, mas sempre fazia o bolo comum o bolo/bolo, depois fui me arriscando a fazer outros bolos, mas havia dois bolos que nunca dava certo: o bolo de banana e o de cenoura.  O de banana que eu falo e aquele que fica com aquela calda caramelizada, a primeira vez que tentei fazer, fui da minha cabeça, era novinha e não tinha ideia de como era aquela calda, sabe o que eu fiz, enchi a forma de açúcar coloquei as bananas e depois a massa do bolo, adivinhem o que aconteceu? ….Quando virei o bolo as bananas ficaram todas coladas no fundo da forma, kkkkkkkk, depois de outras tentativas frustradas, mesmo pegando receita com quem sabia, eu desisti e comecei fazer o bolo de banana batido no liquidificador e só.

Há um tempinho atrás eu voltei a tentar fazer a tal torta de banana olhando receitas na internet e deu certo dessa vez, ehhhhhhh. Então já sei fazer bolo/torta de banana, agora preciso treinar o cenoura, mas aí é assunto pra outro post. Até mais e deixo minha receita abaixo.

Pra fazer o meu bolo de banana eu fiz assim:

bolo

2 ovos

2/3 de um tablete de margarina

1 1/2 xícara de açúcar (eu usei essa quantidade mas me arrependi, por que tem o açúcar da calda e o bolo acabou ficando muito doce)

1 xícara de leite

2 1/2 de farinha de trigo

1 colher de sopa de fermento em pó

Calda

1 1/2 xícara de açúcar

1 copo de água

6 bananas grandes (olha eu sempre chamei aquela banana de d’água, mas tem gente que chama de nanica, pra mim nanica era pra ser uma banana pequenina, né)

Como fazer

Eu fiz o bolo na ordem que estão os ingredientes, primeiro bati os ovos, o açúcar e a margarina, depois acrescentei o leite e a farinha e por último o fermento. Eu uso a batedeira então enquanto estava batendo eu fui fazer a calda, eu fiz direto na forma mas não aconselho a fazer assim achei que demorou muito, talvez numa panela menor, tipo uma leiteira seria mais rápido, então eu caramelizei o açúcar e depois joguei a água e quando já estava tudo dissolvido cortei as bananas ao meio depois fui cortando ao comprido fatias finas e arrumando no fundo da forma por cima da calda, coloquei bastante banana porque uma outra vez quando eu vi que o fundo estava forrado eu achei que já era o suficiente mas quando desenformei o bolo tinha uma pobreza de banana, então dessa vez coloquei bastante, não importa se ficar uma por cima da outra, depois de montar a forma, joguei a massa por cima e pus no forno, eu geralmente coloco o forno a uns 200º e depois aumento um pouquinho pra uns 220º, mas quando você olha em sites de receitas eles sempre mandam colocar o forno a 180º, eu acho muito baixo, deixei o bolo assando, não marquei o tempo, isso varia de forno pra forno, eu controlo no olhomêtro, quando vejo que tá moreninho uso o esquema do garfo pra ver se esta assado e se o garfo sai limpinho, está prontooooo.  Tirei do forno e esperei uns minutinhos pra virar, tem que virar quente porque se a calda esfriar o bolo vai fica grudado na forma.  Uffa ficou bem grande o texto, é que quis compartilhar a receita junto com a experiência, espero que gostem. bjs

IMG_2966IMG_2970IMG_2974IMG_2976IMG_2979

Deixe um comentário

